top of page
crianças desenhando na escola meu quintal_edited.jpg

PROPOSTA PEDAGÓGICA

2.png

Acreditamos que a educação vai além da sala de aula.
Na Escola Meu Quintal, nosso compromisso é desenvolver indivíduos autônomos, criativos e conscientes de seu papel no mundo. Valorizamos a singularidade de cada criança, respeitando seus ritmos e experiências, enquanto promovemos um aprendizado significativo e acolhedor.

Pedagogia Participativa

Aprender com sentido

Na Escola Meu Quintal, acreditamos que a educação ganha força quando é construída com as crianças — e não apenas para elas. Nossa prática é guiada pela Pedagogia Participativa, em que escuta, diálogo e protagonismo infantil são centrais no processo de aprender.

Em um tempo em que a inteligência artificial responde em segundos e o acesso à informação está em todo lugar, faz ainda mais sentido cultivar uma educação que desenvolve pensamento crítico, criatividade, sensibilidade e colaboração.


Mais importante do que decorar conteúdos é compreender o mundo, fazer perguntas, investigar e construir relações entre as coisas.

Aqui, as crianças participam ativamente de suas aprendizagens: escolhem caminhos de pesquisa, propõem hipóteses, experimentam, erram, recomeçam e descobrem — sempre acompanhadas de professores que escutam, provocam e orientam com intencionalidade.

A Pedagogia Participativa promove autonomia, confiança e curiosidade — competências essenciais para viver em um mundo em constante transformação.
Porque o verdadeiro aprendizado não é aquele que se apaga com o tempo, mas o que se constrói com sentido e permanece como forma de estar e pensar o mundo.

Alfabetização na Pedagogia Participativa:
Ler o mundo antes das palavras

Na Escola Meu Quintal, a alfabetização é um processo vivo, significativo e respeitoso com o tempo de cada criança.
Não ensinamos apenas letras e sílabas, mas a compreender o mundo — porque, como dizia Paulo Freire, “a leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

Na Pedagogia Participativa, a criança não é espectadora: ela é protagonista de suas descobertas. Aprende investigando, escrevendo bilhetes, criando histórias, observando o que está escrito em seu entorno, perguntando e experimentando. O aprendizado acontece dentro de contextos reais e cheios de sentido.

WhatsApp Image 2025-07-29 at 13.27.37 (2).jpeg

Aqui, ler e escrever nascem da curiosidade e da necessidade de comunicação, não da repetição mecânica. As crianças se envolvem com a linguagem em projetos, brincadeiras, pesquisas e produções coletivas — entendendo que a escrita é uma forma de expressão e de transformação.

Nosso papel é criar ambientes ricos em linguagem, cultura e escuta, em que cada conquista é valorizada e cada erro é parte do caminho. Assim, alfabetizar-se deixa de ser uma meta apressada e se torna uma experiência encantadora de descoberta e pertencimento.

Inglês Todos os Dias
Aprender uma nova língua vivendo experiências

Na Escola Meu Quintal, o inglês acontece todos os dias, de forma viva e natural. Não é uma aula isolada, mas parte do cotidiano das crianças.

Nosso inglês é de vivências: as crianças aprendem por meio de brincadeiras, projetos, pesquisas, músicas e momentos de conversa que se entrelaçam às demais áreas do conhecimento. Assim, a língua inglesa surge com sentido, dentro das experiências que fazem parte da rotina e dos interesses do grupo.

Essa proposta cria uma verdadeira interdisciplinaridade, em que o inglês se torna mais do que um conteúdo — é uma linguagem que amplia o olhar sobre o mundo, fortalece a comunicação e desperta a curiosidade pelas diferentes culturas.

Aprender inglês na Meu Quintal é viver o idioma, e não apenas estudá-lo.

Nossos Projetos

Na Escola Meu Quintal, educar é também transformar o mundo. Por isso, dois projetos atravessam todas as nossas práticas e reflexões:

Ecopedagogia

A Ecopedagogia nos ensina que o aprender está profundamente ligado à natureza e ao cuidado com o planeta. Nossos espaços convidam ao contato direto com a terra, o ar, a água e os seres que nos cercam.
Cuidamos do ambiente com ações concretas: mantemos uma horta viva, uma composteira e somos ponto de coleta do projeto Tampinhas que Curam, destinando tampinhas plásticas à reciclagem e à solidariedade.
Não utilizamos descartáveis em nossa rotina — um gesto simples, mas potente, de respeito ao meio ambiente e de coerência com o que acreditamos e ensinamos.

Imagem do WhatsApp de 2025-10-09 à(s) 14.35.35_811e4743.jpg

Letramento Racial

O Letramento Racial faz parte da mesma intenção de mundo: formar crianças conscientes, empáticas e críticas, capazes de reconhecer e valorizar as diversas identidades, culturas e histórias que compõem o Brasil.
Falamos sobre pertencimento, ancestralidade, representatividade e justiça desde cedo, construindo com as crianças um olhar de respeito e dignidade sobre todas as formas de ser.

Somos uma escola aberta e democrática. Aqui, a escuta é princípio e prática: realizamos rodas e assembleias com as crianças, que fazem parte da nossa rotina e das decisões do cotidiano escolar. Nesses momentos, aprendemos juntos a dialogar, respeitar diferentes pontos de vista e construir coletivamente um ambiente de convivência justa e afetuosa.

Mais do que projetos, são posturas éticas que atravessam o nosso cotidiano e formam o coração do que acreditamos: uma educação que cultiva raízes, reconhece histórias e floresce em humanidade.

bottom of page